Novo medicamento contra Influenza chega às unidades de saúde de Itabuna
A gripe é causada pelo vírus Influenza e ocorre durante todo o ano. Entre os diversos subtipos um dos mais preocupantes é o H1N1, também conhecido como gripe suína, mas todos os tipos podem causar complicações para a saúde. Buscando evitar que a gripe comum tenha o quadro evoluído para estágios mais graves, a Secretaria da Saúde de Itabuna adotou o novo protocolo criado pelo Ministério da Saúde (MS) para tratamento do Influenza.
Uma das principais recomendações é a prescrição e o acesso rápido ao medicamento antiviral Tamiflu (Oseltamivir). Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) terão acesso facilitado ao remédio que já está disponível na assistência farmacêutica municipal para todas as unidades de saúde. O medicamento deve ser tomado até 48 horas após o diagnóstico da doença. Orientações sobre a conduta terapêutica nos casos de síndrome gripal e síndrome respiratória aguda grave foram passadas aos médicos, enfermeiros e coordenadores do Departamento de Atenção Básica da Secretaria da Saúde, na tarde quinta-feira, 12.
Uma das palestrantes do curso, a enfermeira sanitarista do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Giovana Santos Araújo, comenta que neste ano foram confirmados apenas dois óbitos por influenza na Bahia. Ainda assim, a Secretaria da Saúde está repassando informações para tratamento de pacientes com síndrome gripal e fatores de risco. “Os médicos vão poder prescrever para pacientes com diabetes, grávidas, idosos acima de 60 anos, crianças menores de 2 anos, entre outros que tenham sintomatologia de gripe. Antes ela só era liberada para pacientes internados em estado grave” afirma.
Giovana esclarece que a intenção é garantir a diminuição das gravidades, a internação e a mortalidade. “Até mesmo devido aos eventos internacionais e de massa que acontecerão no Brasil, quando novos subtipos podem circular no país”, ressalta. O palestrante Alan Cascelli, farmacêutico da 7ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), declarou que não se pode desligar o sinal de alerta em relação ao Influenza. Segundo ele é preciso se preparar para enfrentar o problema, seja nos postos ou hospitais.
No mês de maio passado, a Secretaria da Saúde de Itabuna realizou a Campanha de Vacinação contra o Influenza, quando mais de 32.371 pessoas foram vacinadas. A coordenadora de Imunização, Gracilene Dias, avalia que a campanha foi satisfatória, mas diz que pessoas do grupo de risco ainda podem procurar a Unidade de Saúde para tomar a vacina.